quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Alugar em Vancouver

Como você certamente irá perceber, Vancouver é uma das cidades mais caras do mundo. Até o ano passado, Vancouver era a cidade mais cara do Canadá. Ela acabou de ser substituída por Toronto, segundo pesquisa realizada em 2011. Mas ser o segundo lugar não alivia muito em nossos bolsos.
Umas das coisas que você, provavelmente, irá sentir pesar mais no seu orçamento será o aluguel. Como eles mesmos dizem: o aluguel “is freakly expensive”.
Mas vamos com calma. Não desanime, porque aqui vão algumas dicas de como conseguir encontrar um lugar bacana.
Primeira dica importantíssima: evite procurar lugar para ficar aqui em Vancouver estando ainda no Brasil. É importante dar uma olhada no lugar, porque a gente viu cada coisa estando aqui.. Sem contar que o senso de limpeza e higiene deles é diferente do nosso, talvez não tão ruim quanto dos americanos, mas com certeza pior que o nosso. Por isso, vale a pena ficar alguns dias em hotel/hostel enquanto procura um lugar.
Outra dica bacana é: escolha uma região que mais te agrada (talvez pela proximidade do seu trabalho, escola ou com o centro da cidade, facilitando no transporte) e saia caminhando pelas ruas. Parece loucura, mas não é. É o modo mais fácil de encontrar apartamentos para alugar. Eles costumam colocar, na frente dos predinhos, placas sinalizando se há vagas e qual o tipo de apartamento que é (bachelor/studio/ 1 ou 2 bedrooms), juntamente com o telefone. Vale muito a pena já aproveitar e interfonar ali no prédio mesmo para o “manager” (espécie de síndico) que é quem irá dizer o valor e te mostrar o lugar, caso te interesse. E caso o manager não esteja, vale anotar o telefone e ligar mais tarde. Isso também facilita, pois assim, você só agenda para ir conhecer aqueles lugares em que o aluguel couber no seu bolso.

                                       Estilo de prédio bem comum por aqui.
 

                               Placas, em frente aos prédios, indicando que há vagas.


              

                                          

Outra dica legal ainda é entrar no Craiglist de Vancouver (http://vancouver.craigslist.ca/). Para quem nunca ouviu falar, esse é um site aonde se vende e se compra de tudo. Absolutamente de tudo, até vaga de emprego tem lá. Com ele, dá para se ter uma idéia do valor médio do aluguel por região, o que também facilita a escolha da região. Aqui, não tem muita interferência de imobiliária para se alugar, é negociado o valor diretamente com o manager e paga-se para ele, mensalmente. Em alguns lugares, o manager entrevista a pessoa antes de alugar o apartamento. 
Mas cuidado que tem alguns anúncios falsos. Quando estávamos procurando um lugar para alugar, meu marido encontrou um anúncio de um apartamento de um quarto, mobiliado, com tudo incluído (internet, energia, aquecimento e água quente – os últimos dois são extremamente importantes), em Yaletown (que é um dos bairros mais chiques e caros da cidade) por $800,00/mês (esse valor é muito barato). O dono alegava que tinha urgência em alugar e que iria passar 3 anos no exterior, por isso este valor em conta. E até colocou fotos do lugar limpo, arrumado e com móveis novos. Mas aí que veio o detalhe: ele pedia um "seguro depósito" (valor pago, obrigatoriamente e, caso você não quebre nem destrua nada, é devolvido no final da sua estadia) duas vezes maior que o normal, além de cobrar, no momento do contrato, dois meses adiantados. Ficamos intrigados com este anúncio e resolvemos ir conhecer o apartamento, logicamente, só do lado de fora, pois o dono estava com a chave do lugar no exterior e só a enviaria depois que o depósito fosse realizado. E para a nossa surpresa, descobrimos que o lugar não existia! Existia a rua, mas não existia o número do prédio. Então, aqui ficam duas outras dicas: sempre suspeite de papai-noel em anúncio imobiliário e o valor do seguro depósito nunca deve ultrapassar a metade do valor do seu aluguel. Tem malandro em todo lugar. O que acontece é uma exigência, quando se assina o contrato, de estadia mínima no lugar, em torno de 6 meses (se você sair antes, o seguro depósito não é devolvido), mas nunca é pedido pagamento adiantado de 2 meses de aluguel.
Com relação às coisas incluídas no aluguel, quase sempre estão água quente e aquecimento. Internet, geralmente, você escolhe a operadora e paga a parte e não se assuste se a energia não estiver incluída, é super barata. Em casa, cozinhamos sempre, usando o forno, TV, computador, etc e nunca vimos uma conta maior que $20,00. Claro que depende da quantidade de aparelhos eletrônicos que você tenha, mas o ruim, quando a energia está incluída no aluguel, é que, se em um determinado mês, você gastar menos energia, o valor do aluguel continua o mesmo. Geralmente lugares mobiliados e os chamados de “basement” trazem o pacote completo já incluído no aluguel. “Basement” é um quarto, no porão de uma casa, que é alugado, mas neste caso, a cozinha, lavanderia e outras “facilities” são divididas com os donos. Por isso, já inclui internet, energia, aquecimento, água quente e etc. O térreo das casas daqui é um pouco acima do chão, com escadas, por isso, o porão geralmente, tem janela e é iluminado. 

                                          Estilo de casa bem comum por aqui.



                                      Entradinha lateral para o "basement". 
        

Ah! Aqui, até os apartamentos não mobiliados já vem com fogão e geladeira. Demos sorte porque nosso apartamento tinha acabado de ser reformado e o fogão e a geladeira eram novos. Mas essa é uma questão bem interessante: acho, sinceramente, que não compensa alugar mobiliado. Muitos dos móveis que temos em casa conseguimos de graça, doado por antigos moradores do prédio e também por uma vizinha que não mais queria aquele modelo de sofá. E as demais coisas, como talheres, panelas, copos e etc. são muito baratos, muito mais em conta que no Brasil, sem contar que tudo isso pode ser levado embora depois. Então, talvez valha a pena gastar um pouco mais no primeiro mês, comprando essas coisas pequenas (acreditem, eles doam muita coisa boa! Além daquelas vendas de jardins que vende muitas coisas a preço de banana) e economizar no aluguel nos próximos meses.
Bom, são essas as dicas mais importantes... próximo post eu falo mais sobre a cidade.

22 comentários:

  1. Oi Carol, que ótima a sua iniciativa!!
    Por favor, continue escrevendo! Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre Vancouver, trabalho e estudo. Ficarei muito grata se vc puder me adicionar no seu e-mail: lana_carretel@hotmail.com
    Abraço*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliana, fico muito feliz que gostou e que meu blog esteja ajudando um pouco. Já está adicionada, qualquer dúvida, entre em contato. Abraços.

      Excluir
    2. Olá Carol, concordo em gênero, número e grau com a Eliana sobre o seu blog! :)
      Venho acompanhando a um tempo seu blog e estamos pensando em seriamente ir para o Canadá (trabalhar e estudar). Se você puder me adicionar no seu email: henriquebordallo@hotmail.com ficarei muito feliz!

      Abs.

      Excluir
    3. Olá Henrique, fico muito contente mesmo em saber que estou ajudando. Estive um pouco ocupada, mas logo estarei publicando outros posts.
      Muito obrigada.
      Qualquer dúvida, fique a vontade para perguntar.
      Abraços.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Ola Carol, estou pra ir a Vancouver estudar, mas estou a procura de um quarto sendo individual ou compartilhado mas estou fazendo pesquisa de preço também, caso tenha algo disponível por um bom preço me envie por email. P.vitorribeiro@hotmail.com, muito obrigado desde ja pela atenção.

      Excluir
  2. Olá, Carol! Muito legal sua iniciativa do blog! Sou recém-formada e ainda estou no início do processo para ser registered nurse em BC. Gostaria de saber se já visitaram as cidades próximas a Vancouver e a questão de custos em White Rock, Victoria ou Delta, por exemplo, se são mais baixos ou encontramos a msm situação que descreveu nos posts. Obrigada antecipadamente e, por favor, continue a dividir suas experiências. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, então, eu ainda não conheço Delta, White Rock ou Victoria (estou planejando visitar Victoria no verão), mas, pelo que pude perceber pelo Craigslist, parece que nessas cidades, o valor do aluguel é mais barato que em Vancouver. Aqui, o aluguel é absurdo porque a cidade não tem mais para onde crescer, pois está cercada pelo mar e pelas cidades vizinhas. Mas nessas outras cidades o aluguel, provavelmente, deve ser mais em conta. Quanto ao custo das coisas, eu acredito que seja mais barato que Vancouver, ou bem parecido. Em Victoria eu sei que os preços dos restaurantes são mais baratos, pois é a 2a cidade da América do Norte com maior número de restaurantes per capita, de modo que os preços diminuem. Mas, como não conheço essas cidades, não sei te dizer com certeza.
      Bom, espero ter ajudado um pouco.
      Abraços.

      Excluir
  3. Oi Carol, achei muito lega sua iniciativa! estarei indo ficar um ano em vancouver! obrigada pelas dicas, se eu precisar entrarei em contato!! rs...bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol moro no RJ /Brasil estou querendo me mudar para Canadá,e gostaria ir para Vancouver,gostaria de saber onde acho um preço bacana somo uma família de 4 pessoas (2 adultos/2 adolescente) e qual seria uma renda para se viver aí tranquilo,já que escola,saúde são gratis.
    Obrigada pelo esclarecimento!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Ola Carol!
    Muito bom seu blog!

    Pretendo ir em Março de 2014 com meu namorado para Vancouver...como é a questão de empregos aí? Gostaria de começar com empregos mais humildes... me da alguma dica por favor?

    Obrigada!
    Bjãoo!!!

    ResponderExcluir
  6. ola carol ..adoro o blog ..e gostaria de vir para ai morar .so que nao sei bem por onde comecar ..quero vir estudar ..trabalhar e quem sbe fcar mesmo por aii ..

    help .

    ResponderExcluir
  7. Olá Carol! Parabéns pelo blog e pela iniciativa... com certeza está ajudando muita gente! Estou com algumas dúvidas a respeito de trabalho e custos de vida ai em Vancouver. Se puder me add no skype ou me enviar um email para conversarmos, agradeceria MUITO! rsrs..

    skype: joaoalves.maciel
    email: joao1709@gmail.com

    Fico no aguardo, obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Amei as dicas!!! se não fosse seus avisos faria besteria rs.. Muito obrigada por compartilhar!! bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol, tudo bom, tem algum outro site que vocês usuaram para buscar os imóveis sem ser o craiglist?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Carol. Vc ainda está morando em Vancouver? Renir

    ResponderExcluir
  11. Olá. Pesquisando achei seu blog e adorei as dicas. Pretendo morar um tempo com minha família no Canadá. Estou interessada em Victoria. Se tiver dicas e recomendações, adoraria ver. Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Olá; que artigo excelente!!!
    estou prestes a ir pro Canadá (Vancouver é quase certeza) eu e minha irmã estamos indo em Setembro pra estudar, ficaremos 3 meses. Alguma dica, sugestão de local para alugar? vamos nos falar por email?
    cassianosalles@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Boá noite, adorei seus comentários. Faço de tudo na construção civil e tenho uma experiência de dois anos em Londres, aranho o inglês e sou projetista e desenhista, faço esculturas. Gostaria de trabalhar aí . Eu e minha esposa , o que você mim falaria a respeito da minha ária de trabalho.

    ResponderExcluir
  14. Carol, como posso fazer contato com voce, moro no brasil e estou precisando arrumar um local em Vancouver para minha filha, ela faz intercambio em Vancouver.

    ResponderExcluir